sábado, 28 de junho de 2008

Os Sinistros!




Performance apresentada em 2005 na Universidade Federal de Sergipe pelos integrantes do grupo Neo-mutismo: Isabella Santana, Pablo Giocondo e Rogério da Silva.
A perseguição aos “Sinistros” é lendária, muitos foram os canhotos obrigados a se adaptar ao uso da mão direita, tendo a mão esquerda amarrada à carteira durante o ato da escrita. A Bíblia por suas citações acerca do lado direito como o lado da luz, da sabedoria e da justiça fomentou esse preconceito ao ilustrar o quanto Deus tem feito com sua mão direita: com ela Deus nos sustenta (Salmos 18:35); com ela opera a justiça (Salmos 48:10); com ela dividiu em dois o Mar Vermelho (Êxodo 15:6); com ela faz proezas (Salmos 118:15,16), entre outras. Foi também a partir dessa evocação e de discussões acerca da ciência como fator de quebra de tradições, preconceitos e perseguições que surgiu a primeira fonte inspiradora do tema central da segunda performance, a gênese.
A criação de Adão e Eva transpostos para o universo tecnológico foi em suma um pretexto para unificar diversos elementos da cena artística dos anos 80, década em que a linguagem performática recebeu novos impulsos com os movimentos punk e gótico londrinos e nova iorquinos.
A desumanização, levada às últimas conseqüências na linguagem Neo-mutista implicou em buscar na gênese o renascimento do homem-máquina - ser que perdeu sua sensibilidade tornando-se “proto-subjetivo”, composto de motores e circuitos elétricos em vez de órgãos banhados em sangue.

Nenhum comentário: