sábado, 28 de junho de 2008

Hot Room!





Hot Room! Um ensaio fotográfico realizado em 25 de maio a partir de uma ação performática apresentada por Isabella Santana e João de Ricardo e fotografado por Tonhão. Este nasceu como proposta vivencial do coletivo arquipelágo, um projeto in progress, que tem como embrião laboratórios práticos e estudos teóricos em torno da performance art. A primeira experiência foi o trabalho solo “casulo”, apresentado por João de Ricardo. A segunda se deu com "arquipélago n. 01", apresentada por Flávio Rabelo, Isabella Santana e João de Ricardo e, a terceira, Hot Room!
Hot room! Foi incialmente inspirada na música de mesmo título, interpretada por Linda Lamb e revisitada também por uma versão de Siobhan Fahey. A este insight, agregamos elementos acumulados de experiências anteriores. Um deles foi a utilização do espelho, partindo da concepção dos mitos de Narciso e Perséfone:
Perséfone cheirou a flor de narciso que a entorpeceu. Aproveitando isso hades a sequestrou, a levou pro reino ctônico e a estuprou. A partir dai perséfone foi coroada rainha do hades.

Partindo da idéia do entorpecimento, iniciamos a ação com a ingestão de placebos vermelhos e azuis, oferecidos também, em cima do espelho, ao público participante. The red, or the blue one? What you choose? O duelo entre o bem e o mal, morte e vida, superfície e profundeza, paraíso e inferno, realidade e virtual, são assim encontrados, no desenrolar desta ação.
Num segundo momento, João ao mascarar seu rosto e sua persona, comporta-se como servo seduzindo ao mesmo tempo, Isa ao inferno, levando-a até às profundezas, do universo que irrompe da sexualidade. Hot Room! Fetichismo visual! Environment vermelho, gestos obscenos, perversão, narcisismo, champagne, morangos e cremes, irão de encontro aos elementos do Hades e também, dos mistérios de Elêusis e das festas dionisíacas.
O importante é concluir que a sociedade é constituída historicamente, desde milhões de anos, destas dualidades, em que permeiam a beleza e a feiúra, o grotesco e o sublime, o trágico e o cômico.
O terror e a violência, por sua vez, inerentes ao instinto animal, segmentam traumas ao longo dos séculos, que aliados ao desenvolvimento das novas tecnologias, vêm alterando profundamente os modos de comportamento e as relações interpessoais, tornando-as cada vez mais frias, efêmeras e transorgânicas.

Obs: este trabalho é um work in progress, para uma proposta de ação performática, a ser apresentada brevemente!



CONFIRA O LINK ABAIXO COM AS IMAGENS DO ENSAIO, FOTOGRAFADO PELO TONHÃO!
http://www.cybunk.com/~natousayni/arquipelago/gallery_hotroom/index

Nenhum comentário: